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domingo, 2 de fevereiro de 2014

Empreendedorismo Social - Indo bem, fazendo o bem*

O que é empreendedorismo social?

Ao empregar táticas do governo, da sociedade civil e do setor privado, o empreendedorismo social procura abordar as questões sociais através da criação colaborativa e da ampla adoção de novas soluções.

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Os empreendedores sociais veem as questões sociais como oportunidades para criar mudanças positivas. Eles objetivam realizar essa mudança por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras, ainda que pragmáticas – novos produtos, serviços ou processos – que, fundamentalmente, alteram e melhoram o status quo. Tais soluções são capazes não só de atingir mais pessoas, mas também de se sustentarem financeiramente. Ou seja, enquanto os empreendedores sociais procuram criar valor social, eles também geram valor financeiro para reinvestir no seu empreendimento, ampliando-o para ajudar mais pessoas.

Assim como o empreendedorismo é vital para a economia, o empreendedorismo social é vital para a sociedade. Ao abordar questões sociais e conseguir causar um impacto escalonável e sustentável, o empreendedorismo social pode criar uma sociedade mais justa. Ao fornecer soluções inovadoras para as necessidades não satisfeitas da sociedade, os empreendedores sociais podem ajudar a impulsionar o desenvolvimento humano e econômico sustentável.

Como o empreendedorismo social é diferente?

O empreendedorismo social difere do empreendedorismo tradicional de muitas formas. Uma forma essencial para distinguir um empresário tradicional de um empreendedor social é através do objetivo que ele espera alcançar. Enquanto o empresário tradicional tem como objetivo criar um produto, serviço ou processo pelo qual o consumidor irá pagar, o empreendedor social visa criar um produto, serviço ou processo com o qual a sociedade se beneficiará. Em sua essência, os empresários tradicionais têm como objetivo criar valor comercial, onde os empreendedores sociais têm como objetivo criar valor social.

Além disso, visto que os empreendedores sociais estão abordando questões como a prevenção e tratamento de HIV/Aids, os resultados do seu sucesso podem ser mais gratificantes. Enquanto um sucesso no mundo dos negócios pode significar mais dinheiro para os investidores, o sucesso no empreendedorismo social pode significar salvar vidas – e, fundamentalmente, melhorar o mundo.

O trabalho dos empreendedores sociais também difere daquele das organizações da sociedade civil. Enquanto filantropos, ativistas sociais e organizações não governamentais (ONGs) também trabalham para a criação de valor social, eles atingem esse valor social de diferentes maneiras.

Filantropos e ativistas sociais usam da influência – seja por meio de contribuições financeiras, influência política ou pressão da opinião pública – para criar valor social. As ONGs implantam produtos, serviços ou processos dentro do status quo para criar valor social. Mas os empreendedores sociais vão além: eles criam valor social por meio da geração de soluções inovadoras que estabelecem um status quo totalmente novo – e melhor. E, em vez de se financiar por meio de doações, os empreendedores sociais reinvestem a sua receita em seus empreendimentos.

Por exemplo, Camilo Jimenez, um jovem empresário da Colômbia, observou que menos de 20% dos resíduos diários são reciclados na América Latina. Para incentivar a reciclagem e ajudar aqueles que vivem com baixa renda, Jimenez desenvolveu a Ecopuntos, uma rede de quiosques interativos que motiva as pessoas a reciclar, recompensando-as com prêmios em troca de lixo. Os proprietários dos quiosques Ecopuntos ganham dinheiro revendendo o material reciclado e podem reinvestir na empresa por meio da compra de mais quiosques. Para ver se você tem o que é preciso para ser um empreendedor social como Jimenez, confira a barra lateral.

Você poderia ser um empreendedor social?

• Você é perceptivo? Você vê uma oportunidade de mudança quando outros veem uma inflexível questão social?

• Você é determinado? Você pode dedicar sua vida na busca dessa oportunidade de mudança?

• Você é inovador? Você pode desenvolver soluções novas, ainda assim práticas, para solucionar este problema social?

• Você é corajoso? Você pode resistir ao desgaste e ao risco de repetidos fracassos?


• Você é orientado para resultados? Você pode estabelecer resultados mensuráveis, usando dados para refinar a sua abordagem e aumentar o seu impacto?

* UNITED STATE OF AMERICA. Indo bem, fazendo o bem. In: IIP Digital. Washington, DC, 01 ago. 2013. Disponível em: <http://iipdigital.usembassy.gov/st/portuguese/pamphlet/2013/08/20130801279895.html#ixzz2sBFDV51I>. Acesso em: 02 fev. 2014.

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Posted by Ana Mônica Jaremenko - AJCI Corretora e Avaliadora Consultoria Imobiliária on Terça, 3 de novembro de 2015