AJCI | RSE - Campanhas Permanentes de Responsabilidade Socioambiental Empresarial

AJCI | RSE - Campanhas Permanentes de Responsabilidade Socioambiental Empresarial
"Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra, Ele a confiou ao homem." Salmos 115:16

terça-feira, 14 de julho de 2015

Holanda planeja pavimentar suas estradas com plástico reciclado*

Muito mais eficiente do que o bom e velho asfalto.
David Nield*

Clique na imagem para ampliar.

Pavimentação de estradas pode não ser a primeira destinação que venha à mente para garrafas plásticas recicladas, mas a construtora VolkerWessels tem planos de usar o material para um projeto-piloto na cidade de Rotterdam, na Holanda. Embora, no momento, a ideia ainda esteja em fase conceitual, a empresa diz que ​​estradas ambientalmente amigáveis poderão ser realidade dentro de três anos.

Há muitos benefícios ao usar plástico reciclado em vez de asfalto para pavimentação rodoviária: a produção do material terá um impacto ambiental muito menor; maior durabilidade; exige menos manutenção; e resistência a temperaturas extremas. A solução da pavimentação com plástico será de colocação mais rápida também, segundo a VolkerWessels, A estrada será oca, deixando espaço para cabos de energia e de serviços públicos.

Enquanto asfalto usa alguns materiais reciclados - incluindo pneus usados, vidro e escória de alto forno - mistura essa que, estima-se, é responsável pela emissão de 1.450.000 toneladas de dióxido de carbono por ano e de 2% de todas as emissões do transporte rodoviário.

A superfície de plástico reciclado, por sua vez, pode ser construída fora do local e, em seguida, entregue onde quer que seja necessário - o que significa menos tempo construindo estradas e menor impacto sobre o meio ambiente, além da economia em transporte de matérias-primas . Mais abaixo da linha da superfície, poderá ser desenvolvido para oferecer uma unidade ultra-silencioso ou até mesmo de aquecimento integrado (sem dúvida útil durante uma tempestade de neve). Rolf Mars, da VolkerWessels disse ao The Guardian:

"Ainda é uma ideia no papel, no momento. A próxima etapa é construir e testar em um laboratório para se certificar de que é seguro em condições molhadas e escorregadias e assim por diante. Estamos à procura de parceiros que queiram colaborar em um projeto piloto, bem como de fabricantes na indústria de plásticos. Nós estamos pensando no setor de reciclagem, universidades e outras instituições de conhecimento."

"Rotterdam é uma cidade muito inovadora e abraçou a ideia, que se encaixa muito bem dentro de sua política de sustentabilidade e está disposta a trabalhar em um projeto piloto", acrescentou Mars. 

Roterdam planeja tornar-se a cidade portuária mais sustentável do mundo e apresenta uma série de iniciativas ambientais, tanto no âmbito doméstico como no empresarial. Há um programa de telhado verde, por exemplo, que absorve água durante chuvas fortes, bem como um plano para um parque de maré que vai melhorar a ecologia do delta do rio Rhine-Meuse-Scheldt e fornecer proteção extra para limites da cidade.

* NIELD, David.Holanda planeja pavimentar suas estradas com plástico reciclado. Tradução de Ana Mônica Jaremenko. Scienc Alert. Swinburne University of Technology. Melburn, 14 lul. 2015. Disponível em: <http://www.sciencealert.com/the-netherlands-plans-to-pave-its-roads-with-recycled-plastic>. Acesso em: 14 jul. 2015.

Eu Apoio as 10 Medidas Contra a Corrupção!

Eu Apoio as 10 Medidas Contra a Corrupção!
Clique AQUI e saiba mais.

3º Lugar - Prêmio Top Blog 2015 Juri Popular Categoria Social Facebook Editoria Economia e Negócio

Somos TOP 100 - Prêmio Top Blog 2015 - Juri Popular - Categoria Social Blog

AJCI | RSE - Responsabilidade Socioambiental Empresarial

Campanhas Permanentes

#NoBlog/RSE - Responsabilidade Socioambiental EmpresarialCAMPANHAS PERMANENTES DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL...

Posted by Ana Mônica Jaremenko - AJCI Corretora e Avaliadora Consultoria Imobiliária on Terça, 3 de novembro de 2015